quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O nosso Carnaval.


Os brasileiros dizem que o carnaval são só três dias, ora nós por cá temos um Carnaval de 6 dias, que é somente o dovro... Temos tudo de melhor, quase maioritariamente tradicional é ponto alto de alegria de todo o ano.


A edil já lançou o Cartaz Municipal onde indica o dia, a hora, e tema de cada desfile para cada Freguesia que festeja o Carnaval.


Cá por Alpalhão espera-se que saia o Cartaz do Carnaval de Alpalhão, para posteriormente se postado. Entretanto aproveito para descrever o que acontecerá

São seis dias de folia e divertimento, que arranca no dia 4 de Fevereiro, Dia de Compadres, com o cortejo de mulheres vestidas de negro e das crianças da escola, agitando chocalhos e esquiloas , fazendo o "enterro" dos senhores Compadres.

No dia 7 é Domingo Magro, o tema escolhido para o desfile deste ano será Sopeirinhas e Galunchos.

Na 5ª feira dia 11, Dia de Comadres o desfile está a cargo da escola e das Contradanças .

O Domingo Gordo, dia 14, é o ponto alto do Carnaval de Alpalhão. Senhoras, meninas e raparigas saem para a rua, dentro dos seus tradicionais Fatos de Carnaval, exibindo o seu reluzente Ouro. O Grupo das Contradanças, executa as danças tradicionais e outras mais recentes, acompanhas pela música de um acordeonista.

Na segunda-feira, dia 15, é o Dia das "Ciganas" e por fim no último dia de Carnaval ocorre um desfile de tema livre.

Quanto aos tradicionais bailes e matinés não disponho de nenhuma informação, mas certo que se realizarão no salão da Sociedade Recreativa Alpalhoense nos dias 11, 14, 15, e talvez 16.

O Convite à participação está feito...