terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MODCOM - Incentivos à modernização do comércio



Os comerciantes de Alpalhão tem neste programa de financiamento uma oportunidade de melhoria das instalações, qualidade de serviços prestados e produtos produzidos. Como potencias beneficiários deste programa, temos os minimercados, as oficinas de mecânica, as salcicharias e os produtores de produtos tradicionais.


O sistema de incentivos do MODCOM destina-se a apoiar os comerciantes que pretendem modernizar os seus estabelecimentos ou integrar-se em redes empresariais e as associações de comerciantes que procuram dinamizar a actividade comercial nos centros urbanos.

Os Incentivos do MODCOM são dirigidos a empresas de Comércio manutenção e reparação, de veículos automóveis e motociclos (CAE 45), Comércio por grosso (CAE 46), Comércio a retalho (CAE 47), e a associações de Comércio com actividades de organizações económicas e patronais (CAE 94110).

São incentivos ao investimento; co-financiam investimentos na melhoria das condições (imagem, métodos, sistemas informáticos) dos espaços comerciais de comércio tradicional (fora de centros comerciais).


São definidas três acções:
  • Acção A: modernização de estabelecimentos e aumento de competitividade das empresas comerciais ;

  • Acção B: integração comercial em redes empresariais ;

  • Acção C: promoção comercial dos Centros Urbanos.

ACÇÃO A: Modernização Comercial

São apoiadas empresas de comércio (CAE 45 e 47) com mais de um ano de actividade e que tenham uma estrutura de capital equilibrada (Capital Próprio igual ou superior a 15% dos Activos Líquidos).

Os apoios são de 45% do valor do investimento elegível no montante máximo de 40.000 euros por projecto/estabelecimento.



ACÇÃO B: Integração Comercial

Estes incentivos visam apoiar a criação de novas redes empresariais de empresas de comércio ou a integração de pequenas empresas (CAE 45 e 47) em redes empresariais existentes.

As empresas devem ter mais de um ano de actividade e uma estrutura de capitais próprios equilibrada.

Os incentivos são de 50% do investimento elegível nos montantes máximos de 45.000 para empresas que pretendam integrar redes comerciais ou 60.000 para empresas que pretendam criar uma nova rede.



ACÇÃO C: Promoção dos Centros Urbanos

Os apoios da Acção C visam a animação, a dinamização e a divulgação comercial dos centros urbanos e destinam-se a estruturas associativas do Sector do Comércio
.

Os incentivos são de 60% a fundo perdido e no montante máximo de 60.000 euros.

Encontra informações detalhadas sobre o MODCOM em http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2547 ou Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo http://www.adral.pt/