sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Inauguração de Iluminação Pública a LED no Norte Alentejo‏


No âmbito do Projecto ILUPub – Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública, financiado pelo INAlentejo, a AREANATejo, a CIMAA e a EnergiaViva, em colaboração com as Câmaras Municipais de Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Sousel, vão instalar luminárias com tecnologia LED (light emitting diode) em quatro ruas destes municípios. A saber, Rua de Santo António (Póvoa e Meadas), Avenida do Movimento das Forças Armadas (Portalegre), Rotunda e Vias de Acesso da Portagem e Rua Pedra Moura e Rua Aldeia Nova (Sousel).

Os equipamentos aplicados, da marca UrbanLED, são produzidos em Portugal pela EXPORLUX, uma empresa accionista da Energia Viva, e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional com a PHILIPS Limuleds e com a FRAEN Corporate.

Este projecto-piloto permitirá às autarquias uma redução significativa dos consumos de energia nestas instalações, e consequentemente, das emissões de CO2 associadas, reduzindo por sua vez os seus custos de exploração.

Mais uma vez o executivo camarário do nosso concelho ficou para trás, as razões são desconhecidas, assim como o avanço da inovação tecnológica por aqui. Quem acaba por perder são os munícipes, todos em geral e os de Alpalhão em particular, porque eventualmente poderia ser uma das localidades piloto neste projecto.

2 comentários:

Anónimo disse...

oh amigo, enquanto ñ fizeres aqui peixeirada, quer-me parecer que o teu blog tá condenado ao desaparecimento... visitas deve ter tão poucas que nem contador tens, deves ter vergonha!!!

dedica-te a pesca...pra fazeres peixeirada!

Sonéca disse...

Caro leitor, primeiro que tudo obrigado pela visita...

Não me preocupa o desaparecimento do que quer que seja, para tudo existe um inicio e um fim, portanto quando achar oportuno e que não tenho nada de mais para contribuir para o conhecimento da população desta linda terra, não hesitarei em por fim a este projecto. Nunca desistirei deste projecto por falta de visitantes, razão pela qual não existe contador de visitas, pois quem quiser ler, lê.

Peixeiradas já existem em vários outros blogs, peixeiradas essas com as quais não me identifico muito. E evito participar de forma activa, mantendo-me desde certa altura como certo leitor. Não procuro ser popular pelas piores razões.

Vá passando, pode ser que se surpreenda com algo que desconheça...