quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Afinal o que é aquele "Calhau" ?!

Concerteza muita gente já se deparou com esta pergunta, quando deu de caras pela primeira vez com aquele bloco de pedra que se encontra no Jardim da Devesa, quase junto à Praça(Mercado).
Aquela pedra é um Tafoni...



Então, o que é Tafoni?
Tafoni são cavidades profundas ou ocas produzidas pela meteorização cavernosa nas zonas laterais, incluindo lados interiores, de afloramentos rochosos e pedras. Este tipo de meteorização cavernosa, incluem minúsculos poços, pequenas e médias cavidades, enormes cavernas do tamanho de camiões e formas celulares compostas que fazem lembrar favos de mel. Ocorrendo em grupos, normalmente é desenvolvido em superfícies verticais ou inclinadas.

Estas requintadas e fascinantes formações de meteorização estão presentes na superfície de muitos tipos diferentes de rochas como granito, arenito ou calcário podendo ser observadas num grande número de regiões geográficas da terra desde as regiões polares ao equador. Estas belíssimas formações que denominamos por tafoni podem possuir outros nomes noutras regiões do planeta como erosão alveolar, gnammas na Austrália, favos de mel, reticulados de pedra, buracas ou rochas entrelaçadas.

Como surge...
Ainda não é muito bem compreendida a sua origem. Existe, no entanto, algum consenso que resultam da meteorização inicial ao longo das juntas, fracturas ou outras linhas mais frágeis, especialmente nas zonas onde a água pode residir. Pensa-se que as depressões vão sendo alargadas através da progressiva descamação das superfícies interiores e a sua desintegração granular, provavelmente como resultado da cristalização do material salino dissolvido a partir da rocha, transportado pelo vento para a rocha, ou pelo salpico sobre a rocha por água do mar. O processo de endurecimento da superfície externa é comum, mas as paredes que se vão separando das cavidades não são alteradas. Provavelmente o material descamado das cavidades acaba por ser removido pelo vento.

São necessários diversos ciclos de humedecimento e secagem ao longo de muito tempo até que estás cavidades comecem a ser visíveis. O tafoni de rochas existentes nas zonas entre marés é normalmente encontrado nos planos horizontais do seu interior. O crescimento deste tipo de tafoni é limitado pela taxa de evaporação e pelo sol. A partir da altura em que as cavidades tomam dimensões suficientemente largas para atrasar o processo de toda a água existente no seu interior, o seu crescimento estaciona uma vez que o sal não pode secar.

A causa da característica padrão do tafoni em áreas supratidal sobre o plano vertical está ainda em debate. Alguns geólogos acreditam que as paredes laterais dos alvéolos podem ser protegidos da meteorização pelo sal por algas microscópicas, enquanto outros acreditam que as variações dos seus ciclos de endurecimento, eólico, exposição solar, humedecimento e secagem mineralógica dentro da pedra podem ser os responsáveis. Provavelmente, uma combinação desses factores produz estas delicadas estruturas.

Desconhece-se a origem deste Tafoni, foi trazido para Alpalhão no decorrer de uma Bienal da Pedra, tendo ficado por cá, sendo posteriormente colocado no local onde se encontra, após a requalificação do Largo da Devesa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Informação util

Anónimo disse...

boa copiada daqui:
http://alpalham.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00Z&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00Z&max-results=8
afinal o calhau é um tafoni. as coisas que eles sabem.
há ai cada TAFONI!...

Sonéca disse...

O link que aí postou corresponde exactamente ao post que aqui está não entendo de onde foi a cópia.

A mesma informação está disposta de forma diferente noutro local da web, resultado de uma cooperação com um casal de amigos amantes de uma actividade outdoor, que julgaram importante a exibição deste artefacto a quem estivesse interessado.